Contando Histórias – Halloween

Em 31 de outubro de 2011   Arquivado em Pessoal
É uma pena não comemorarmos essa data aqui no Brasil, pra mim é uma das mais divertidas se comemorada devidamente. O Halloween ou Dia das Bruxas foi marcado por algumas diferenças durante os anos. Era um festival do calendário Celta que marcava o fim do verão, o Festival de Samhain. A palavra Samhain significa Fim do Verão.
Esse festival tinha como objetivo dar culto aos mortos, pois eles achavam que o lugar dos mortos era um lugar feliz, onde não havia fome e dor. A cultura Celta tinha sua religião, o Druidismo, e o Samhain era celebrado durante vários dias para marcar a passagem de ano celta.
Os Druidas eram como médiuns entre as pessoas e seus antepassados. Dizem também que os espíritos voltavam para visitar suas antigas casa e levar seus familiares para o mundo dos mortos. Essa foi a origem pagã do Halloween.
A origem católica é que eles dedicavam um dia para festejar todos os Mártires. Anos mais tarde a igreja transformou um templo romano dedicado aos deuses em um templo dedicado a todos os santos.
A Festa de Todos os Santos era inicialmente comemorada no dia 13 de maio, vindo a mudar depois para dia 1º de novembro. Após ser declarada como uma festa universal era celebrada com uma vigília no dia 31 de outubro e chamada de “All Hallow’s Eve” (Vigília de Todos os Santos), passando depois para “All Hallowed Eve”, “All Hallow Een” e por fim “Halloween”.
O Halloween ou Dia das Bruxas (em português) começou a tomar força na Idade Média, quando líderes políticos e religiosos condenavam, pelos julgamentos da Inquisição, qualquer homem ou mulher que fosse curandeiro ou pagão. Qualquer um que fosse suspeito de tais atos era julgado pelo Tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira.
Hoje em dia o Halloween pouco tem a ver com sua origem. Uma delas é o costume de se fantasiar, o que provavelmente surgiu na França no período de Peste Negra e Peste Bubônica, onde eles temiam a morte e por isso aumentaram as comemorações e missas aos mortos, com representações artísticas.
O “Trick or Treat” (Doces ou Travessuras) possivelmente teve origem na Inglaterra no período da perseguição protestante, período em que os católicos foram privados de seus direitos legais, se revoltando e tentando matar um rei protestante, atentado conhecido como Gunpowder Plot (Conspiração da Pólvora).
O atentado foi descoberto, pois viram um católico, Guy Fawkes, guardando pólvora em sua casa. Fawkes foi enforcado, mas seu dia ficou marcado e até hoje eles tem o costume de passar nas casas com máscaras dizendo “Trick os Treat”, o Dia de Guy Fawkes. Esse costume migrou para os EUA virando um costume do Halloween.
Podemos ver que o Halloween é a mistura de um pouquinho de cada cultura, nenhuma ligada ao mal.