Contando Histórias – Natal

Em 25 de dezembro de 2011   Arquivado em Pessoal
O Natal surgiu inicialmente para celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno, e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.
Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) (“Noël” é natal em francês) é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau. Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco e calça vermelha com gola, punho e bainha brancos, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas.
Vários nomes dados ao Papai Noel
Alemanha: Nikolaus
Argentina, Colômbia, Espanha, Paraguai , Peru e Uruguai: Papá Noel
Brasil: Papai Noel
Chile: Viejito Pascuero
Estados Unidos, Canadá, México: Santa Claus
França: Père Noël
Itália: Santa Claus
Inglaterra: Father Christmas
Japão: サンタクロース (lê-se “Santa kurosu” vem do inglês Santa Claus.)
Portugal: Pai Natal
Reino Unido: Father Christmas

 Civilizações antigas Europeias e Asiáticas consideravam a árvore um símbolo divino. Acreditavam que ela marcava a aliança entre o céu e a mãe terra. os povos pagãos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal.

Pisca Pisca: representa as estrelas.
Bolas de Natal: simboliza os bons frutos.
Papai Noel: usado na árvore representa a bondade.
Feliz Natal! Merry Christmas! Joyeux Noël! Buon Natale!
Quer sugerir um tema para o Contando Histórias? Mande um e-mail para ninasweetcupcake@hotmail.com!